15 dicas para estimular crianças a ler mais

Com tantas formas de se distrair e a popularização da tecnologia, estimular a leitura pode ser um grande desafio para os pais e educadores. Por isso, preparamos algumas dicas que podem tornar o momento da leitura uma parte da rotina das crianças.

1. Use a tecnologia ao seu favor 

A tecnologia não precisa ser somente um fator de distração. Você pode utilizar os recursos disponíveis como o Caderno do Aluno e aplicativos que estimulem a imaginação

2. Dê livros de presente

A próxima dica é tornar o livro uma grande recompensa para o seu filho, portanto, sempre que possível dê livros de presente para as crianças ao seu redor.

3. Escolha livros que viraram filmes

Os filmes possuem mais vantagem na hora de captar a atenção dos pequenos, por isso, pode ser uma tentativa bem sucedida utilizar os livros que viraram filmes para incentivar a leitura.

4. Conheça o perfil de leitura da criança

Para poder criar o hábito de ler em uma criança, é preciso entender o seu mundo, suas vontades e suas afinidades. Assim, você estará indicando o gênero certo.

5. Aposte nos quadrinhos

Apesar das tantas possibilidades de entretenimento, vale lembrar que os quadrinhos ainda são um verdadeiro sucesso. Principalmente aqueles de personagens famosos.

6. Leve a criança para a livraria

Como não inserir a criança no mundo dos livros a levando para conhecer um ambiente como a libraria? Esse pode ser um ótimo passeio em família.

7. Participe de eventos de leitura

Anualmente, existem diversos eventos voltados para a troca e a venda de livros. Então, por que não tornar a visita a esses eventos um programa com as crianças?

8. Promova uma roda de leitura com a família

Para quem está inserindo o hábito de ler em uma criança, pode ser necessário uma participação maior do que apenas presentear com o livro.

9. Use letras de música para chegar a leitura

E que tal usa a música para chegar aos livros? Alguns pais já apostaram em imprimir e ensaiar letras de música com os filhos, a fim de que os mesmo desenvolvessem habilidades de interpretação de texto.

10. Incentive a escrita

Como você já deve saber, a leitura e a escrita caminham juntas. Então a dica é propor que a criança escreva sobre assuntos de seu interesse.

11. Acesse livros em PDF

Essa é uma outra forma de usar a tecnologia ao favor do conhecimento. Aproveite o fácil acesso a informação e ensine seu filho a ler obras em PDF.

12. Promova atividades de pós-leitura

É importante captar as mensagens mais relevantes e lições contidas em contos infanto-juvenis, então que tal promover uma ficha de perguntinhas ou a pintura de um desenho relacionado ao livro?

13. Desenvolva um livro independente com a criança

Produzir e praticar também são maneiras de conectar as crianças a leitura. Tente promover a elaboração de um livro independente para criar intimidade entre leitor e obras.

14. Apresente contos curtos

De acordo com pesquisas, o uso excessivo do celular e o bombardeamento de propagandas infantis na internet deixa as crianças ansiosas, portanto aposte nos contos curtos.

15. Leve a criança para escolher um livro

Não é necessário estar na livraria todo mês, afinal, existem muitas unidades que vendem e trocam livros usados. Deixe que a criança faça suas próprias escolhas em relação a leitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *