7 Dicas para deixar sua aula mais dinâmica e divertida

O processo ensino-aprendizado é bastante complexo e formado por particularidades, uma vez que cada aluno representa uma realidade única. Devido a essa singularidade, o educador pode encontrar alguns problemas em passar o conhecimento para os alunos.

Mesmo com diversas dificuldades que podem surgir, é possível melhorar o aproveitamento das suas aulas aplicando algumas dicas e criando atividades variadas.

Veja a seguir 7 dicas bem interessantes que podem tornar a sua aula mais dinâmica e divertida para os alunos:

1. Elabore atividades de produção

Pesquisadores da área da educação, indicam um aproveitamento considerável maior para os assuntos abordados com produção. O professor pode, por exemplo, escolher uma tabuada para imprimir e entregar para que os alunos possam observá-la, tocá-la e guardá-la.

2. Use o conhecimento para atuação em projetos

Uma boa dica é utilizar os conteúdos passados para promover projetos de pesquisa, música e utilização prática do que foi visto em sala. Para as turmas mais novas, a dica é usar um molde de letras para imprimir e propor a elaboração de palavras e até a posição delas em textos e músicas.

3. Desenvolva diálogos sobre os assuntos

O debate também é um ponto interessante do aprendizado, pois além de ser uma forma de fixar e compreender o assunto, também será o momento do educador conhecer pedagogicamente os seus alunos.

4. Use as mídias e tecnologia

A tecnologia nos cerca em todos os âmbitos, mas ao invés de encará-la como uma forma de distração, o mediador dos conteúdos pode tornar um recurso de fixação de assuntos. Na rede, é possível encontrar jogos interativos em que a educação é a prioridade.

5. Leve música para a sala

Nem todo mundo gosta de trabalhar com música, mas sempre que quiser propor um clima diferente para a sala, vale a pena arriscar uma atividade com música. Além de ser um exercício de fixação, torna a aula divertida.

6. Promova atividades em vídeo

Essa dica pode ser aplicada com alunos mais velhos ou com alunos pequenos de maneira supervisionada pelos país. Você pode pedir uma entrevista, uma reportagem ou um vídeo divertido em que possa abordar o tema estudado, como: a poluição, problemas sociais, diferentes tipos de linguagem.

7. Peça para que eles proponham atividades

Um truque muito interessante que coloca a sua aula em destaque é dar autonomia aos alunos. Portanto, você pode ensinar um determinado conteúdo e pedir para que eles mesmos elaborem a atividade a ser trabalhada em sala de aula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *