Confira uma lista de cursos menos concorridos para quem deseja uma bolsa de estudos

Quem conhece o sistema do Enem sabe que para começar a estudar com uma bolsa, é preciso superar a nota de corte do curso desejado. O problema é que quando o curso é muito concorrido, a nota necessária acaba sendo muito alta.

Se você está precisando começar uma formação o quanto antes e já está sonhando com o seu diploma na mão, é bom lembrar que você pode optar por cursos menos concorridos. Veja alguns deles a seguir e aumente a sua chance de entrar na universidade:

Como você deve saber, existem algumas formas de utilizar a note do Enem para ingressar na universidades. Os métodos oficias são os programas Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade Para Todos). Para quem quer ingressar na rede pública, o sistema utilizado é o Sisu, enquanto para quem quer começar na rede privada, o sistema é o Prouni.

Se você quer começar um curso o quanto antes, vale a pena conferir os cursos menos concorridos das últimas versões do Enem. Mas você como estes números são estabelecidos? Bem, para garantir a sua vaga é preciso superar a nota de corte do curso, estabelecida pela nota mais baixa a ser selecionada para aquela formação.

Os cursos menos concorridos são aqueles em que a nota dos candidatos é menor. Portanto, quem vai inscrever a nota do Sisu ou no PROUNI 2020 deve dar uma olhadinha nas notas de corte do ano anterior!

Quem já realizou a prova do Enem, precisa agora estar atento para a data das inscrições PROUNI 2020 e as inscrições do SISU. A dica é que você confira diariamente a nota de corte dos cursos durante o período de inscrição.

Se a sua nota não foi tão alta quanto você esperava, vale a pena postar em cursos menos procurados. Você pode optar por aquele que tiver mais afinidade curricular, por exemplo.

Enquanto medicina e direito estão entre os cursos mais concorridos do PROUNI 2020, os cursos abaixo tem uma maior possibilidade de ingresso. Tanto no Sisu quanto no Prouni, a nota de corte e procura pelos seguintes cursos foram baixas. Confira a lista:

  • Ciências Físicas e Biomoleculares;
  • Engenharia Bioquímica;
  • Engenharia de Materiais;
  • Informática Biomédica;
  • Licenciatura em Ciências Exatas;
  • Matemática;
  • Química;
  • Física.

Vale a pena ressaltar que os cursos ofertados pelo Enem são de graduação, ou seja, possibilita uma grade curricular maior. Assim, você pode se descobrir dentro do curso e ainda ter contato com diversas áreas de atuação!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *