Existe curso de astronomia no Brasil? Conheça os melhores

Um dos cursos de maior renome em todo o mundo é o curso de astronomia, é certo que está é uma área profissional necessária para o mundo moderno, pois são estes profissionais quem determinam a operação de satélites por exemplo. Porém, muitas pessoas não tem certeza se realmente existe curso de astronomia no Brasil.

Saiba mais sobre este curso no texto a seguir:

Profissão de astrônomo

O mundo atual, é composto em sua maioria por tecnologias de informação, sejam elas voltadas para telecomunicações civis ou privadas. Deste modo, uma das ideias que revolucionou a telecomunicação, foram os satélites.

Por meio destes objetos que ficam em órbita da Terra, é possível estabelecer comunicação mais rapidamente com qualquer local do planeta. Porém, para que estas máquinas possam funcionar de maneira essencial, são necessários os astrônomos.

Afinal, são estes profissionais quem cuidam de toda a parte técnica de funcionamento destas máquinas na órbita. Estes profissionais fazem todos os cálculos para determinar onde e quando cada aparelho poderá ficar.

Além disso, os astrônomos são responsáveis pelo estudo do universo em si. Ou seja, sãos os formandos em astronomia quem estudam os astros e estrelas, assim tendo uma maior compreensão do universo em que vivemos.

Existe curso de astronomia no Brasil?

Mesmo sendo uma profissão essencial nos dias atuais, infelizmente a formação de novos profissionais nesta área é um pouco complexo. Muitas pessoas sequer sabem se existe curso de astronomia no Brasil.

Uma boa notícia é que sim, existe, porém, infelizmente apenas 3 universidades brasileiras podem oferecer este curso. Deste modo, o número de vagas para todos que desejam estudar astronomia é bastante reduzido.

Mas, todas as universidades brasileiras que possuem o curso, são públicas, o que ajuda nos custos dos estudos.

Veja abaixo as 3 únicas universidades brasileiras que possuem o curso de astronomia:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Sergipe (UFS).

Porém, ao procurar por estes cursos, os estudantes são desde cedo avisados sobre o alto nível de dificuldade do curso. O mais indicado, é que o estudante interessado em possuir o bacharelado em astronomia, é procurar antes um curso de física.

Isso ocorre, pois, conhecimentos avançados em física é algo essencial para todos os astrônomos. Portanto, é preciso já ter domínio avançado desta área antes mesmo de procurar pelo curso.

Com isso, a nota de corte SISU para o curso de astronomia é bastante alta, chegando a ser de 787 na média geral.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *