Qual a nota mínima aceita pelo ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio começou apenas como uma ferramenta de avaliação para o ensino médio no Brasil. Entretanto, essa proposta se modificou e a prova hoje é responsável pela distribuição de vagas para nível superior tanto na rede pública quanto na rede privada. Ou seja, será a pontuação dos alunos que definirá as possibilidades de estudo. Mas qual será a nota mínima aceita pelo Enem? Entenda mais sobre as pontuações no texto a seguir:

Como funciona o Enem?

Como você pôde conferir, o Enem é uma prova de avaliação em que os candidatos com as melhores notas podem estudar nas melhores instituições do país.

A distribuição de bolsas ocorre da seguinte forma: os alunos que participam da prova tem a sua nota divulgada algum tempo depois e devem inscrevê-la nos programas responsáveis pelos cursos.

Esses programas são respectivamente o SISU e o PROUNI. O primeiro programa é responsável pelas instituições do ensino público, enquanto o segundo será destinado as instituições do ensino privados.

Através do SISU, o aluno consegue sua vaga sem precisar pagar nada. Para o Prouni existem duas categorias de bolsa: a parcial e a integral.

O que á nota de corte?

Para ser selecionado pelos programas do Enem, o candidato deve superar a nota de corte. Mas do que se trata? Bem, cada curso irá disponibilizar um determinado número de vagas.

Os candidatos disputam entre si concorrendo a essas bolsas e as maiores notas a se inscreverem na formação são selecionadas. A nota de corte é referente a pontuação mínima selecionada para aquele curso e quem superá-la pode garantir a sua entrada na universidade.

Cada programa e cada curso possuirão uma nota diferente e ela muda todos os anos. Por isso, quem quer ingressar na universidade através do Enem precisa estar atento à nota de corte sisu 2020 e começar a se preparar!

Qual a nota mínima aceita?

A prova do Enem é realizada em dois domingos consecutivos de novembro e irá dispor de 180 questões divididas entre as matérias do ensino médio, além de uma proposta de redação.

Para conseguir se inscrever nos programas, é preciso ter atingido a nota mínima prevista pelo concurso. A pontuação geral para que você possa concorrer às bolsas deve ser de, pelo menos, 450 pontos.

E vale mencionar que não basta só atingir essa nota para conseguir acessar os sistemas! O candidato não pode ter tirado nota 0 na prova de redação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *