Vale a pena fazer um curso de graduação logo após o ensino médio?

Logo após o ensino médio, os alunos tem a possibilidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um concurso fundamental para o sue ingresso no ensino superior. Além disso, existem diversas outras oportunidades para que o estudante possa começar o seu curso de graduação.

Mas considerando tantas possibilidades e a idade dos jovens, será que vale mesmo a pena começar um curso de graduação assim que o ensino médio acaba?

Começar uma graduação é um passo muito importante para a carreira, seja qual for a idade do estudante. O que muitas pessoas se preocupam é com o ingresso precoce de alguns jovens nas instituições de ensino.

No Brasil e em diversos países, os estudantes são direcionados a começar a graduação logo após a finalização do ensino médio. O problema é que uma porcentagem considerável dos jovens ainda não tem certeza da área que quer seguir.

Essa incerteza faz com que muitos estudantes ingressem em mais de uma graduação ao mesmo tempo, deixando de concluir alguma delas em certo momento.

Por isso, muitas pessoas se peguntam se vale mesmo a pena iniciar em um curso superior, logo após a finalização da etapa para o ensino básico.

Bem, é preciso considerar  a seguinte questão: quando os estudantes estão concluindo o ensino médio e realizam a prova do Enem, os conteúdos que estarão presentes na prova ainda se mantém frescos na mente.

Além disso, as escolas também incluem em seu planejamento pedagógico a preparação para o exame, a fim de direcionar os estudantes para os cursos desejados.

Por isso, o estudante que faz o vestibular durante o terceiro ano do ensino médio, mesmo que não realize cursinho particular, tem grandes chances de ser aprovado no Sisu e no Prouni.

Mas vale mencionar que aqueles que não desejam fazer o Enem, podem conseguir ingressar posteriormente utilizando programas como o Quero Bolsa 2020.

Uma outra opção interessante, que pode minimizar a pressão de ingressar no ensino superior logo após a escola, pois dispensa o Enem como critério de seleção, é participar do Educa Mais Brasil 2020 inscrições.

No geral, existem alguns aspectos que o estudante deve avaliar antes de entrar em curso de graduação e é preciso avaliar cuidadosamente cada um deles. Certifique-se de que:

  • A graduação é a melhor opção para você;
  • Você poderá arcar com os custos posteriormente, pois mensalidades são parciais ou gratuitas através do programa do Enem;
  • A afinidade com as cadeiras do curso escolhido sejam grandes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *